VISITAS-OFICINA
Primeiro sábado de cada mês
11h00 – 12h30
21 setembro de 2024
Criar uma obra única através de Assemblagem
Inspirados nas técnicas de assemblagem de Júlio Pomar, façam a vossa própria revolução artística, juntando objetos do dia-a-dia.
A assemblagem é uma forma de arte que consiste na criação de obras tridimensionais através da combinação de diversos materiais e objetos, promovendo a reutilização criativa e a exploração de novas formas de expressão artística.
10 agosto de 2024
Criar uma obra única através de Collage – Décollage
Décollage é uma palavra francesa que significa literalmente «descolar», geralmente associada a um processo utilizado por artistas do movimento Nouveau Réalisme, que envolvia criar arte a partir de cartazes arrancados das paredes. Venham participar nesta oficina especial e, inspirados nas obras de Júlio Pomar, criar a vossa própria revolução artística, rasgando e colando pedaços de papel.
13 julho de 2024
Criar uma obra única através da técnica da Ocultação
Existem muitos tipos de revoluções: políticas, artísticas, pessoais e muitas mais. Venham participar nesta oficina especial e, inspirados nas obras de Júlio Pomar, criar a vossa própria revolução artística, escondendo e revelando imagens de artistas clássicos.
O processo de ocultação envolve esconder partes de uma imagem, levando à reinterpretação artística ou «revolução» da mesma.
18 maio de 2024
Pigmentos Rurais
Seguindo a prática de tintagem com pigmentos naturais realizada por artistas do OSSO colectivo, no Dia Internacional dos Museus propomos usar o pátio do Atelier-Museu Júlio Pomar para criar as nossas próprias tintas. Recuperando conhecimentos ancestrais, exploramos receitas simples com resultados incríveis.
20 abril de 2024
Desenhar sons
Pode um som corresponder a uma forma? Pode um timbre ser traduzido na gradação de uma cor? Sublinhando a componente sonora da exposição «O tom do pomar», abordamos a música como linguagem que se traduz plasticamente através de ferramentas visuais como a partitura ou o musicograma.
23 março de 2024
Compor com a natureza
Sementes, folhas, galhos e frutos. Entre a representação de Figueiras e os Estudos para o «Ciclo do arroz», aproximamo-nos da obra de Júlio Pomar e exploramos a assemblagem como técnica para compor com elementos naturais.
24 fevereiro de 2024
Instrumentos invulgares
A exposição «O tom do pomar» tem origem nos sons que Ricardo Jacinto gravou quando Júlio Pomar pintava uma tela. Reconhecendo que tudo o que nos rodeia produz som, vamos escutar os pinceis, os lápis, o papel e construir novos instrumentos musicais.
2 de dezembro de 2023
UM POSTAL ESPECIAL
Júlio Pomar gostava de escrever cartas e postais aos amigos. Para assinalar este hábito do artista, nesta visita-oficina, que decorre no mês de todas as festas, propomos fazer um postal pop-up personalizado. Depois é só enviar ou oferecer a alguém especial.
4 de novembro de 2023
MÚLTIPLOS
Uma das técnicas preferidas de Júlio Pomar, a gravura é uma prática revolucionária, que serve para multiplicar imagens e textos e fazê-los chegar a mais pessoas. O seu resultado é semelhante ao dos carimbos, que iremos realizar aqui no AMJP.
7 de outubro de 2023
O BICHINHO DO DESENHO
Do pequeno caracol ao gigante elefante, todos os animais cabem no Atelier-Museu Júlio Pomar. Nesta visita iremos à procura de animais pelo AMJP e, depois de os encontrarmos, descobriremos, nas nossas mãos, formas de os desenhar usando apenas linhas e manchas. Cuidado, eles podem tornar-se 3D.
9 de setembro de 2023
FACE A FACE COM JÚLIO POMAR
Nas suas obras, Júlio Pomar retratou amigos, personagens de histórias e pintou-se até a si próprio. Partindo da observação das obras em exposição, e privilegiando a técnica da colagem, esta visita-oficina aborda a representação do rosto, desconstruindo e construindo retratos e autorretratos originais.