©Os Filhos de Lumiére
Terça a sexta
Entre 5 e 28 pessoas
Marcação obrigatória (e outras informações):
servicoeducativo@ateliermuseujuliopomar.pt
Preçário
Estabelecimentos de Ensino (5 e 28 alunos): 2€ por turma
Privados (mínimo 5 participantes): 3€ por pessoa
Acessibilidades
Todos os espaços do AMJP são acessíveis por escadas, rampas e/ou elevador. Ao longo do edifício existem vários locais com assentos e todas as zonas de passagem têm uma largura adequada à movimentação. Encontra-se disponível uma cadeira de rodas e é permitido o acesso a pessoas acompanhadas por cães de assistência.
PÚBLICO GERAL
Visita orientada
DESCUBRA A EXPOSIÇÃO
Mergulhe nas exposições temporárias com uma visita guiada que o levará a explorar e conhecer cada uma delas. Iniciamos com uma breve introdução ao projeto arquitetónico de Siza Vieira e ao conceito por detrás do atelier-museu, proporcionando uma compreensão mais profunda do espaço em que se encontra. De seguida, exploramos juntos a exposição e os seus conceitos.
Visita-conversa para vizinhos da Freguesia da Misericórdia
SABE QUEM VIVEU ALI NA RUA DO VALE?
Dirigida às comunidades vizinhas e centrada na vida e obra de Júlio Pomar, esta visita aborda também os conteúdos da exposição temporária patente, a partir de uma seleção das obras que a compõem.
EstabelEcimentos de ensino
PRÉ-ESCOLAR E 1.º CICLO
Visita de exploração sensorial
MUSEU NA MALA
Evocando as famosas malas de Marcel Duchamp – as Boîte-en-Valise – esta visita joga com a ideia de museu portátil. No interior da mala do Atelier-Museu encontram-se objetos que ajudam a esclarecer conceitos centrais para a compreensão das obras em exposição e que permitem revelar, esconder e, principalmente, relacionar, de modo lúdico e multissensorial, as suas várias formas e conteúdos. A visita trabalha ainda as noções de representação e de movimento, como ilusão gerada por formas, cores, texturas e composição.
2.º E 3.º CICLO
Visita-conversa
ATELIER-MUSEU?
O que é um ateliê? E um museu? O que têm em comum e o que os separa? Nesta visita, propõe-se um exercício de aproximação à missão e espaço do AMJP, adaptado pelo arquiteto Siza Vieira para acolher as obras de Júlio Pomar. Pelo caminho, destaca-se a pluralidade de formas, cores, técnicas e temáticas que caracterizam o vasto corpo de trabalho do pintor.
ENSINO SECUNDÁRIO
Visita orientada
DESCUBRA A EXPOSIÇÃO
Venha explorar as exposições temporárias numa visita orientada que vai permitir descobrir cada uma delas em detalhe. Começamos com uma breve explicação sobre o modo como o arquiteto Siza projetou o Atelier-Museu Júlio Pomar. Depois, vamos explorar juntos a exposição, analisando as obras e os temas que ela aborda.
ENSINO UNIVERSITÁRIO
Visita-conversa (alunos de História da Arte e Belas-Artes)
O QUE O REAL NOS OFERECE
«O real é o que está aí», escreveu Júlio Pomar. Desafiamos o público universitário e investigadores a vir conhecer as dinâmicas do AMJP, ver obras in loco, aprofundar questões ligadas ao universo museológico, onde se inclui a produção, montagem e curadoria de exposições.
Visita orientada (alunos de História da Arte e Belas-Artes)
AS NÚPCIAS DO OLHAR E DA MÃO
A figuração na obra de Júlio Pomar confirma que as coisas da vida também fazem parte da arte. Pomar trata o corpo não como figura a representar, mas como substância primordial, da vida e da arte. Volumetria, esvaziamento, recorte, desdobramento são gestos e forças que multiplicam e desdobram a experiência do corpo na sua obra.
Visita-conversa (alunos de Arquitetura)
EXPLORAR A ARQUITETURA ÚNICA DE ÁLVARO SIZA EM LISBOA
Descubram como Siza Vieira harmonizou funcionalidade e estética, transformando um antigo armazém do século XVII num espaço contemporâneo e inspirador para arte e cultura. Preparem-se para mergulhar no universo deste arquiteto enquanto analisamos os detalhes que tornam este museu tão singular.
VISITAS ACESSÍVEIS
O museu oferece experiências multissensoriais, disponibilizando para manuseamento réplicas com relevo de obras de Júlio Pomar, uma maquete tátil do edifício e algumas visitas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.