Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC
O Prémio Atelier-Museu Júlio Pomar, atribuído a partir de uma open call/chamada de trabalhos, distingue um projeto de curadoria de arte contemporânea, envolvendo três vertentes em simultâneo: a produção artística, a produção crítica ou ensaística e a prática curatorial.
Os projetos, admitidos no âmbito das presentes condições, deverão assumir o formato de uma exposição individual ou coletiva a concretizar no espaço do AMJP, produzida e financeiramente suportada pela instituição.
Não há lugar a produção de obras novas e as exposições devem integrar uma ou várias obras de Júlio Pomar.
No âmbito deste projeto, será editada uma publicação, integrada na coleção Cadernos do Atelier-Museu Júlio Pomar, com coordenação editorial do AMJP.
Procurando juntar curadores, artistas e instituições, num momento em que a maioria dos prémios atribuídos em território português, para o domínio das artes, são vocacionados e diretamente dirigidos a artistas, o prémio de Curadoria AMJP pretende fomentar o exercício no campo da curadoria de arte contemporânea, a produção de fortuna crítica e a concretização editorial.
Serão admitidos a participar cidadãos de nacionalidade portuguesa e estrangeiros residentes em Portugal, os participantes podem apresentar-se individualmente ou em grupo. Apenas podem participar curadores ou equipas curatoriais que já tenham comissariado, no mínimo, uma exposição. Os participantes não são obrigados a ter formação específica em curadoria.
Premiados/as
Marta Rema (2018/2019)
Hugo Dinis (2016)
Maria do Mar Fazenda (2015)