17h
Curso Teórico:
MANIFESTOS
Futurismo / Construtivismo / Dadaísmo / Surrealismo / Minimalismo / Arte Povera
“A bofetada e o soco¹: o manifesto como discurso artístico”
A bofetada e o soco não é uma gafe dos tempos recentes mas uma inspiração poética que inflamou as vanguardas artísticas que fizeram do tumulto, uma forma idónea e do manifesto, estética!
¹ Do Manifesto Futurista de F.T.Marinetti
Formadora:
Joana Batel
Destinatários:
>16
Duração:
1h30/sessão
Participação:
2€/sessão
Sinopse:
A afirmação de um formalismo e de um estilo não condiz com o passo brando e pensativo do génio ou o hedonismo da singularidade. Os tempos difíceis exigem união e punho forte. A urgência de uma tomada de posição formal faz do manifesto não uma declaração de princípios, mas um modo de fazer arte. Os ânimos estão ao rubro e a picardia sobre o que deve ser arte enreda o manifesto artístico de intertextos e imagens.
Metodologia:
Partindo da leitura comentada dos manifestos das vanguardas históricas e outros textos clássicos de ruptura iremos traçar, cronologicamente, a história das mudanças estilísticas e analisar as novas formas de construção imagética para localizar o vocabulário, a gramática e semântica da arte moderna e contemporânea. O curso desenvolve-se em seis sessões, cada uma dedicada a um manifesto artístico ou texto programático. Os textos serão facultados aos participantes com antecedência e em português. A leitura e análise do texto serão ilustradas por imagens projectadas.
Futurismo
F.T. Marinetti | Manifeste du Futurisme (1909)
Construtivismo
Kasimir Malevitch | Suprematist Manifesto (1916)
Dadaísmo
Hugo Ball | Dada Manifesto (1916)
Tristan Tzara | Dada Manifesto (1918)
Surrealismo
André Breton | Le Manifeste du Surréalisme (1924)
Minimalismo
Michael Fried | Art and Objecthood (1967)
Arte Povera
Germano Celant | Arte Povera, Appunti per una guerriglia (1967)
Material:
Os textos serão enviados aos participantes, com antecedência, por correio electrónico.