A propósito da exposição “Caveiras, casas, pedras e uma figueira”, o Serviço Educativo do Atelier-Museu continuou a conceber acções educativas e experimentais, organizando oficinas de desenho, visitas-guiadas e outras iniciativas pontuais, para crianças e adultos, desta vez, em torno das problemáticas de compreensão do espaço, da arquitectura e do desenho.
Neste contexto, foi iniciada uma parceria entre o Atelier-Museu e a escola de artes Arte Ilimitada, com a realização de uma oficina de gravura para jovens.
A partir de uma primeira visita à exposição, efectuada no museu, os alunos desenharam e gravaram sobre placas de cobre e pacotes de leite, tendo como imaginário alguns elementos das obras expostas, nomeadamente, casas, árvores, caveiras e pedras.
Nas sessões seguintes, e já nas instalações da Arte Ilimitada, foi montada uma prensa para realizar o processo de impressão das gravuras em papel e, por fim, a sua encadernação.
Para explorar outras dimensões do fazer artístico e da espacialidade, criou-se ainda uma peça de som, intitulada Pedras que acompanha este novo dossier.