Publicações
Coordenação / Documentação / Fotografias:
Teresa Santos
Monitores:
Mariana Ramos / Moirika Reker / Perrine Le Monnier / Elsa Gonçalves / Ana Teresa Magalhães
Idiomas:
Português
Lisboa:
2015
Descarregar:

Outubro de 2014 a Março de 2015

 

No quarto dossier do Serviço Educativo, pretende dar-se a ver as actividades realizadas a propósito da exposição Edição e Utopia – Obra Gráfica de Júlio Pomar, patente no Atelier-Museu de Outubro de 2014 a Março de 2015.

Partindo das técnicas e temáticas exploradas pelo pintor, nas obras desta mostra, o projecto educativo do Atelier-Museu, que propõe um programa específico para cada exposição, preparou atividades e oficinas para crianças, jovens e adultos, baseadas em técnicas de impressão de gravura e outras formas de registo.

Além das oficinas abertas para o público em geral, realizaram-se actividades dirigidas a grupos específicos, tal como os utentes da Santa Casa da Misericórdia de São Bento, do Lar de Jovens Nuno Álvares Pereira de Almada, e outros, as quais começaram com uma visita-guiada no Atelier-Museu, sendo posteriormente desenvolvidas nos espaços próprios destas entidades, aí criando condições temporárias para se realizarem oficinas de gravura com cobre, zinco e materiais reciclados.

O Serviço Educativo do Atelier-Museu estabeleceu também parcerias com entidades de ensino, nomeadamente escolas primárias, onde decorreram várias sessões de atividades plásticas, com o objectivo de familiarizar os mais novos para o domínio artístico e motivá-los para um contacto livre e prático com os meios plásticos.

Aos fins-de-semana, o público pode disfrutar de uma oficina composta por dois ateliers: Linhas e Manchas e Marcas Utópicas. Nesta oficina explora-se a exposição Edição e Utopia – Obra Gráfica de Júlio Pomar através de diferentes meios de expressão: desenho, colagem, frottage, pintura, escrita e das diferentes técnicas de multiplicação utilizadas, os participantes são convidados a experimentar vários gestos como gravar, esgrafitar, carimbar, estampar, estampilhar, escrever… e a deixar a sua marca em materiais diversos como barro, tecidos, borracha, etc.

Para dar a entender que um museu envolve um conjunto de trabalhos que vão para além do momento de exposição, o Serviço Educativo do Atelier-Museu organizou ainda uma visita-guiada às reservas do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), na qual os participantes tiveram oportunidade de entrar em zonas restritas do museu e conhecer o departamento de restauro de arte antiga. A visita foi orientada pelo historiador de arte Anísio Franco, conservador e investigador do MNAA, e dirigida a uma turma da Escola Artística António Arroio com a qual o Atelier-Museu tem desenvolvido várias acções. Esta iniciativa foi uma oportunidade única para estreitar relações entre instituições e visitantes, estes últimos e os profissionais, e dar a ver a estudantes das áreas artísticas, os bastidores de trabalho de um museu tão emblemático como o MNAA , museu de eleição de Júlio Pomar, que nos seus tempos de juventude funcionava como o lugar privilegiado de estudo dos mestres e de observação de obras de arte.

Neste dossier, disponibiliza-se um ficheiro áudio com um excerto de uma conversa realizada entre o Serviço Educativo e o pintor, a quem se tem dado a conhecer os resultados dos trabalhos realizados no âmbito das actividades.

 

Exposição: Edição e Utopia. Obra gráfica de Júlio Pomar
Artistas: Júlio Pomar
Curadoria: Sara Antónia Matos
Local da Exposição: Atelier-Museu Júlio Pomar
Visitas-guiadas: Mais informações e marcações através do email: amjp.educativo@gmail.com

Oficinas ao sábado – Linhas e Manchas // Marcas Utópicas
Janeiro – 31 // Sábado // 15h-17h
Feveriro – 7, 14 e 28 // Sábados // 15h-17h
Março – 7 // Sábado // 15h-17h
A partir dos 7 anos, Gratuitas, Marcações: amjp.educativo@gmail.com

Concepção e realização: Ana Teresa Magalhães e Elsa Gonçalves


© Teresa Santos / 2015

Atelier 1: Linhas e manchas
Nesta oficina explora-se a exposição “Edição e Utopia – Obra gráfica de Júlio Pomar” através de diferentes meios de expressão: desenho, colagem, frottage, pintura, escrita.

Através destes meios, pretende perceber-se que as linhas podem dar origem a manchas, transformar-se umas nas outras, e dar corpo aos personagens e lugares das histórias.

Uma vez que o processo de edição passa por criar um enquadramento para as imagens ou os textos, e arranjar uma maneira para os apresentar, cada participante é convidado a escolher um contentor – capa, envelope, livro, dossier, caixa – para guardar o trabalho realizado, de acordo com o formato de papel ou o suporte previamente escolhido.

Atelier 2: Marcas Utópicas
A partir da obra gráfica de Júlio Pomar e das diferentes técnicas de multiplicação utilizadas, os participantes são convidados a experimentar vários gestos como gravar, esgrafitar, carimbar, estampar, estampilhar, escrever… e a deixar a sua marca em materiais diversos como barro, tecidos, borracha, etc. Uma vez que «editar» é também criar um enquadramento para as imagens ou os textos, e arranjar uma maneira para os apresentar, cada participante é convidado a escolher um contentor – capa, envelope, livro, dossier, caixa – para guardar o trabalho previamente realizado.


© Teresa Santos / 2015

 

Visita às áreas reservadas do MNAA

30 de Janeiro de 2015
AMJP em colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)

Coordenação: Teresa Santos
Orientação da visita: Anísio Franco e Elsa Gonçalves

Actividade dirigida aos alunos do 10º ano da Escola Secundária Artística António Arroio.

O Serviço Educativo do Atelier-Museu Júlio Pomar propõe uma «Visita aos espaços secretos do MNAA» com o objectivo de dar a conhecer as áreas de retaguarda de um museu.

A visita tem como motivações a observação dos Painéis de São Vicente, um percurso pelas áreas reservadas do museu, zonas restritas ao público, nomeadamente os espaços onde decorrem alguns trabalhos de restauro e a zona onde estão armazenadas esculturas à aguardar recuperação para serem transpostas para as salas de exposição.

Estas zonas, de uma beleza ímpar e inspiradora, patente nas imagens aqui apresentadas, são os bastidores secretos para os alunos terem a percepção da complexidade envolvida no trabalho museológico, desde a conservação passando pela reabilitação das obras até à sua devolução às salas de exposição.

Assim, esta visita às áreas reservadas do MNAA, assume-se sobretudo como uma forma de proporcionar encontros e partilhar momentos, em que se dá lugar ao “ver”, assumindo-se este como sentido primeiro, indispensável, numa educação artística.


© Teresa Santos / 2015

Exposição: Júlio Pomar – Obras da Colecção Millennium bcp
Artistas: Júlio Pomar
Curadoria: Sara Antónia Matos
Organização: Galeria Millennium – Fundação Millennium bcp
Local da Exposição: Galeria Millennium – Fundação Millennium bcp, Rua Augusta, nº 96, Lisboa
Horário: 2ª a Sábado das 10h às 18h

Este programa educativo foi especialmente concebido para esta exposiçãoapresentada na Galeria Millenniumpela equipa do Serviço Educativo do Atelier-Museu Júlio Pomar, no âmbito da parceria do museu com a Fundação Millennium bcp.
Descarregar pdf

Visitas Guiadas
Orientação: Mariana Ramos e Dina Reis

Outubro – 4, 11 e 25 // Sábados // 15h
Novembro – 1, 8, 15 e 29 // Sábados // 15h
Dezembro – 6 e 20 // Sábados // 15h
Janeiro – 3 // Sábado // 15h

Oficinas de Expressão Artística (desenho, pintura, modelagem, etc.)
Orientação: Elsa Gonçalves. Sujeito a marcação. + de 7 anos

“O Tigre Azul” // 11 de Outubro // Sábado // 11h-13h
À Volta do Voo das Aves // 25 de Outubro // Sábado // 11h-13h
O Tigre Azul” // 8 de Novembro // Sábado // 11h-13h
Ao Encontro das Cores Planas e Complementares na Obra de Júlio Pomar” // 22 de Novembro // Sábado // 11h-13h
“Animais em Movimento” // 6 de Dezembro // Sábado // 11h-13h

Oficinas de Desenho e Escrita nas Férias de Natal
Orientação: Moirika Reker. Sujeito a marcação. + de 12 anos

“Como Dar a Ver o Olhar? / O Que É Ver?” // 19, 20, 22 e 23 de Dezembro // 15h -17h

Visitas guiadas e oficinas gratuitas.
O programa do Serviço Educativo relativo a esta exposição dispõe de uma publicação própria que acompanha as atividades. Poderão ser solicitadas outras datas para a realização das atividades, destinadas a grupos com um mínimo de 10 participantes, através do email: amjp.educativo@gmail.com

 

Exposição: Edição e Utopia. Obra gráfica de Júlio Pomar
Artistas: Júlio Pomar
Curadoria: Sara Antónia Matos
Local da Exposição: Atelier-Museu Júlio Pomar

Oficina de Gravura
Novembro e Dezembro (4 sessões)
Oficina de Gravura orientada por Perrine Le Monnier, a decorrer no Atelier-Museu numa colaboração com a Escola Básica Sampaio Garrido.

Visitas-guiadas
a partir de 3 Novembro
Mais informações e marcações através do email:
amjp.educativo@gmail.com

 

Orientação de: Berta Elrich
Colaboração com: Igreja de Santa Catarina

Nos seus textos, Júlio Pomar tece ligações entre o campo da criação artística e o da palavra. Esta oficina de desenho propõe-se explorar as interacções entre a linguagem verbal e a criação plástica, através de propostas e exercícios inspirados nas reflexões do pintor.
Descarregar pdf

23.09.2014 // 15h // 3a feira Visita-Guiada no Atelier-Museu Júlio Pomar
25.09.2014 // 15h-17h // 5a feira Biblioteca da Igreja de Santa Catarina
02.10.2014 // 15h-17h // 5a feira Biblioteca da Igreja de Santa Catarina
09.10.2014 // 15h-17h // 5a feira Biblioteca da Igreja de Santa Catarina
16.10.2014 // 15h-17h // 5a feira Biblioteca da Igreja de Santa Catarina

Oficina gratuita, maiores de 16 anos, sujeita a marcação.

      
fotos: © Teresa Santos / 2013

Oficina de gravura na S.C.M. de São Bento © Teresa Santos / 2015

Oficina de gravura na S.C.M. de São Bento © Teresa Santos / 2015

Oficina de gravura na S.C.M. de São Bento © Teresa Santos / 2015

Oficina de gravura na S.C.M. de São Bento © Teresa Santos / 2015

Visita às áreas reservadas do MNAA © Teresa Santos / 2015

Visita às áreas reservadas do MNAA © Teresa Santos / 2015

Visita às áreas reservadas do MNAA © Teresa Santos / 2015

Visita às áreas reservadas do MNAA © Teresa Santos / 2015

Visita às áreas reservadas do MNAA © Teresa Santos / 2015

Oficinas de Desenho na Biblioteca © Teresa Santos / 2014

Oficinas de Desenho na Biblioteca © Teresa Santos / 2014

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina "Linhas e Manchas, Marcas Utópicas" © Teresa Santos / 2015

Oficina de Gravura na EB1 Sampaio Garrido © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura na EB1 Sampaio Garrido © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura na EB1 Sampaio Garrido © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura na EB1 Sampaio Garrido © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura na EB1 Sampaio Garrido © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura na EB1 Sampaio Garrido © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura no Atelier-Museu © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura no Atelier-Museu © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura no Atelier-Museu © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura no Atelier-Museu © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura no Atelier-Museu © Teresa Santos / 2014

Oficina de Gravura no Atelier-Museu © Teresa Santos / 2014

© 2013-2025 Atelier-Museu Júlio Pomar. Todos os direitos reservados. / Made by SeR Design.