TERÇA A DOMINGO
10H // 13H — 14H // 18H
ENCERRA SEGUNDA
ENTRADA GERAL: 2€
Domingo e Feriados 10h-13h: entrada gratuita
SUBSCREVER NEWSLETTER
subscrição bem sucedida
Todos os direitos reservados
© AMJP . 2016  /  ficha técnica
© AMJP / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
Em Torno do Acervo

Coordenação:
Teresa Santos

Visitas-Guiadas:
Mariana Ramos, Glória Oliveira

Oficinas:
Elsa Gonçalves, Luís Murtinha, Glória Oliveira e Berta Ehrich

5 de Abril de 2013 – 29 de Setembro de 2013

abrir dossier (pdf)

 

A exposição deu origem a um conjunto de oficinas, cujos enunciados se apresentam de seguida, através das quais se explorou a obra de Júlio Pomar nas suas diversas vertentes, temáticas e metodológicas.

 

O Cavalo - Oficina de desenho

Orientação - Berta Ehrich, Glória Oliveira

Na obra de Júlio Pomar surgem vários animais convocando narrativas e alegorias. De entre os animais, destaca-se o cavalo que irrompe entre pinturas, desenhos, esculturas e gravuras, como que atravessando o espaço do Atelier-Museu. A partir deste imaginário e de um cavalo em tamanho real que vai habitar o museu por alguns dias, propõe-se aos participantes a realização de exercícios lúdicos, ilustrativos e narrativos com base na análise e exploração plástica.

 

Figura avulsa - Oficina de azulejo

Orientação - Elsa Gonçalves

A partir da observação dos azulejos de Júlio Pomar, existentes no pátio do Atelier-Museu, propõe-se a realização de uma pintura em azulejo que explore o bestiário presente na obra deste artista. Bestiário: touro, cavalo, macaco, tigre, elefante, camelo, veado, corvo, porco, mosca, tartaruga.

 

Oficina de Fotografia/Cianotipia

Orientação - Luís Murtinha

A partir das temáticas corpo e máscara, centrais na obra de Júlio Pomar, propõe-se aos participantes a elaboração de um projecto com carácter autoral, baseado na realização de imagens. Pretende-se que, no final da oficina, os participantes estejam aptos a fotografar com câmaras analógicas e digitais, e tenham um bom conhecimento do uso da luz em todo o processo fotográfico, desde a tomada de vista à materialização em papel ou ecrã.

Propõe-se, ainda, a execução de um dos processos alternativos ao tradicional uso de sais de prata. O processo da Cianotipia, que se pretende explorar, teve origem nos primeiros anos do século XIX. A utilização de materiais ferrosos sobre papel de desenho como suporte fotossensível, a exposição feita à luz solar e a revelação em água, tornam este processo ideal para sensibilizar os participantes para a descoberta das bases fundamentais e fundadoras da fotografia.

 

Oficina de desenho de modelo

Orientação - Berta Ehrich

Oficinas de desenho de observação e de experimentação recorrendo a modelos variados: máscaras, animais ou esqueletos, modelo vivo, entre outros objectos recorrentes na obra do artista.

 

A Cor - Oficina de composição plástica

Orientação - Elsa Gonçalves

A partir da observação das cores, presentes nas obras de Júlio Pomar, realizadas nas décadas de 1980 e 1990, propõe-se a realização de uma composição plástica, com recurso à utilização de canas e fios de algodão coloridos, de modo a reproduzir a gama cromática daquelas obras.

 

Hoje, fui ao museu, e tu? - Oficina Movimento de Arte Postal

Realização de um postal ilustrativo, contando a experiência do visitante e lançando o desafio ao destinatário para visitar e conhecer o Museu.

  voltar