TERÇA A DOMINGO
10H // 13H — 14H // 18H
ENCERRA SEGUNDA
ENTRADA GERAL: 2€
Terça-Feira – Entrada Gratuita
SUBSCREVER NEWSLETTER
subscrição bem sucedida
Todos os direitos reservados
© AMJP . 2016  /  ficha técnica
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
© teresa santos / 2013
Serviço Educativo

O Atelier-Museu é um lugar que procura proporcionar experiências estéticas a partir do encontro efectivo com obras de arte, abrindo-se à participação de todos quantos o visitam.
Por isso, o seu Serviço Educativo assume um relevo especial no âmbito do programa museológico, revelando-se fundamental na sua dinâmica. Acompanha a preparação de cada mostra, desde a sua montagem até ao seu fecho, de modo a conceber um conjunto específico de acções educativas e materiais auxiliares – visitas-guiadas, oficinas, exercícios experimentais – tendo em conta o conteúdo da exposição e as especificidades dos públicos.

Assim, encarando o museu como um espaço de aprendizagem e de troca de experiências, o Serviço Educativo disponibiliza um conjunto de actividades de carácter experimental e pedagógico, procurando partilhar conhecimentos, fomentando o contacto com a arte e incentivando os visitantes a assumir uma postura crítica com base nas obras em exposição – reafirmando a importância da educação artística na formação de cada ser humano. Por essa razão, as actividades concebidas potenciam uma relação directa com as obras de arte, procurando aproximar os participantes do processo e do fazer artístico.

Paralelamente às actividades e oficinas realizadas no Atelier-Museu, o Serviço Educativo tem vindo a desenvolver parcerias de trabalho com escolas e associações, permitindo a realização de trabalhos com maior amplitude e com outra duração.

Dossier do Serviço educativo (ver arquivo)

Constituindo uma ferramenta de trabalho, o dossier de trabalho que aqui se encontra disponível, através do sítio da internet do Atelier-Museu, inclui documentação fotográfica do quotidiano do museu, bem como, das actividades que se realizam no âmbito do serviço educativo. Este dossier é actualizado periodicamente, de modo a que o trabalho lançado possa ser desenvolvido por quem o desejar. Nele, apresentam-se alguns aspectos do trabalho em atelier e dos materiais educativos, nomeadamente, os dez postais referentes a obras de Júlio Pomar com textos do pintor João Queiroz, que permitem abrir o sentido das obras. As oficinas são apresentadas através do seu enunciado e das imagens obtidas durante o decorrer das mesmas.

Colaborações com o Serviço Educativo:
Escola Secundária Artística António Arroio
Arte Ilimitada
Teatro Praga
Festival Todos
Igreja Stª Catarina
Projecto Margens
Escola Básica EB1 Sampaio Garrido
Escola Básica EB1 de São Lázaro
Santa Casa da Misericórdia de São Bento
Lar de Crianças e Jovens D. Nuno Álvares Pereira, S.C.M. de Almada
Ateliers de São Bento