TERÇA A DOMINGO
10H // 13H — 14H // 18H
ENCERRA SEGUNDA
ENTRADA GERAL: 2€
Terça-Feira – Entrada Gratuita
SUBSCREVER NEWSLETTER
subscrição bem sucedida
Todos os direitos reservados
© AMJP . 2016  /  ficha técnica

2ª Edição da Parceria Atelier-Museu Júlio Pomar/ EGEAC e Residency Unlimited, NY

(ver 1ª Edição Prémio AMJP / EGEAC) (ver 2ª Edição Prémio AMJP / EGEAC) (ver 1ªedição da residência artística)

Artista vencedor 2016-2017: João Marçal

Prosseguindo a sua política de apoio ao desenvolvimento artístico e à investigação no domínio das artes, o Atelier-Museu Júlio Pomar/ EGEAC, em parceria com a RU – Residency Unlimited, NY, proporciona anualmente, a um artista português, uma residência artística com 3 meses de duração, naquela instituição nova-iorquina. O artista é proposto e nomeado por um júri independente de reconhecido mérito, este ano composto pelo curador João Ribas, pelo curador Miguel Wandschneider e pelo artista André Cepeda que, em conjunto com o Atelier-Museu, escolheu por maioria João Marçal como residente da segunda edição desta parceria, a qual terá lugar entre Março e Maio de 2017.

É de salientar o interesse das nomeações apresentadas, tendo as mesmas suscitado um debate aceso entre o Júri que, na nomeação e escolha dos artistas, teve em conta a adequação dos seus perfis e percursos artísticos à situação da residência.

Assim, na nomeação de João Marçal foi sublinhado o benefício da contextualização do seu trabalho no meio nova-iorquino, além da expectativa de que uma estadia de 3 meses em Nova Iorque tenha consequências positivas no próprio desenvolvimento do trabalho de João Marçal. Além disso, foi considerado decisivo o “momento oportuno” em que o artista se encontra, relativamente à sua carreira, para beneficiar do programa e relações de networking providenciadas pela RU – Residency Unlimited, NY.

A Residency Unlimited (RU) é uma estrutura sedeada em Nova Iorque, que opera no campo das artes e que promove o intercâmbio entre profissionais, nacionais e internacionais, através dos seus programas exclusivos de residências. Indo além do modelo tradicional de Estúdio, a RU forja parcerias estratégicas com instituições colaboradoras para oferecer residências flexíveis e adaptadas às metas e necessidades individuais de cada artista/curador.

www.residencyunlimited.org
https://www.facebook.com/residencyunlimited

 

 

João Marçal (Coruche, 1980), vive e trabalha no Porto. É licenciado em Pintura (2004) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2008 termina o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas, também na FBAUP.

Desde 2003 apresenta regularmente a sua obra em exposições individuais e colectivas, em contextos nacionais e internacionais. Das últimas exposições individuais destacam-se: “IVRE” (c/ Jéremy Pajeanc), no Ar Sólido em Lisboa, “Lhotse Summit”, no Octroi de Tours, “Quarto”, na Galeria Braça Brandão em Lisboa, “Goin’ Blind”, no Parkour em Lisboa, “We’re All Alone”, na Galeria Adhoc em Vigo, “D.ª Maria Amélia”, na Galeria Nuno Centeno no Porto. Das exposições podem destacar-se: “Unfolding Modernisms (for future thoughts)”, na Invaliden 1 Galerie em Berlim, “SUB-40”, na Galeria da Biblioteca Almeida Garrett no Porto, “A Entrevista Perpétua”, no Edifício AXA / Fundação de Serralves, no Porto; “Collecting Collections and Concepts”, na Fábrica ASA em Guimarães; “Meet me round the corner (in five minutes)”, no Spike Island em Bristol. Colaborou em mostras colectivas e desenvolveu projectos individuais para espaços independentes como: Salão Olímpico, PêSSEGOpráSEMANA, IN-TRANSIT, Laboratório das Artes, Mad Woman In The Attic, Espaço Campanhã, Espaço Avenida, Sismógrafo, A Certain Lack of Coherence e Parkour.

Desde 2005, desenvolve um projecto musical sob o pseudónimo de Marçal dos Campos. Até ao momento, produziu e editou seis álbuns de originais, todos eles edições do autor.